sábado, 4 de junho de 2016

† O QUE É DÍZIMO.

Αγαπούν την αλήθεια που είναι ΧΡΙΣΤΟΥ 














A Palavra DÍZIMO significa  à décima parte de um todo.

J

esus  nunca pediu para pagar 10% ou dízimo dos rendimentos e o Novo Testamento nada fala a respeito. Ao contrário, a Igreja Católica no seu início, como é até hoje, estabelece que cada um dê conforme o impulso do seu coração



Vejamos como era no início da Igreja Católica, século I, era apostólica:


1 Corintios, 16,1-2.

1.Quanto à coleta em benefício dos santos, segui também vós as diretrizes que eu tracei às igrejas da Galácia.

2.No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que tiver podido poupar, para que não esperem a minha chegada para fazer as coletas.

Atos 11, 27-30.

27.Por aqueles dias desceram alguns profetas de Jerusalém a Antioquia.

28.Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e deu a entender pelo Espírito que haveria uma grande fome em toda a terra. Esta, com efeito, veio no reinado de Cláudio.

29.Os discípulos resolveram, cada um conforme as suas posses, enviar socorro aos irmãos da Judéia.

30.Assim o fizeram e o enviaram aos anciãos por intermédio de Barnabé e Saulo.

2 Corintios 9,7

7.Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria.






Na Igreja Católica você contribui com a Igreja conforme sua capacidade.Vejamos o que diz o Catecismo e o Código de Direito Canônico.


O que o Catecismo diz é o seguinte (§2043) quando fala do quinto Mandamento da Igreja: “Os fiéis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo as suas capacidades, às necessidades materiais da Igreja”.O que diz o Código de Direito Canônico:
Cânon 222 § 1. “Os fiéis têm obrigação de socorrer às necessidades da Igreja, a fim de que ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros.”








E o que  o Antigo Testamento menciona  sobre o dízimo?Vejamos:


Inicialmente é importante esclarecer que o dízimo era para Israel e não para a Igreja de Jesus Cristo.

Gênesis 14,20


14. Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. 

Levítico 27, 30-32

30.Todos os dízimos da terra, tomados das sementes do solo ou dos frutos das árvores são propriedade do Senhor: é uma coisa consagrada ao Senhor.

31.Se alguém quiser resgatar alguma coisa de seus dízimos, ajuntará uma quinta parte.

32.Todos os dízimos do gado maior e menor, os dízimos do que passa sob o cajado do pastor, o décimo (animal) será consagrado ao Senhor.


Números 18,21-24

21.foram recenseados 46.500 na tribo de Rubem.

22.Dos filhos de Simeão, seus descendentes segundo suas famílias e suas casas patriarcais, contando seus nomes da idade de vinte anos para cima – todos os que eram aptos para o serviço das armas –,

23.foram recenseados 59.300 na tribo de Simeão.

24.Dos filhos de Gad, seus descendentes segundo suas famílias e suas casas patriarcais, contando seus nomes da idade de vinte anos para cima – todos os que eram aptos para o serviço das armas –,

Deuteronômio 14,22-27.

22.Porás à parte o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que o teu campo produzir cada ano.

23.Comerás na presença do Senhor, teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele residir o seu nome, o dízimo de teu trigo, de teu vinho e de teu óleo, bem como os primogênitos de teu rebanho grande e miúdo, para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, para sempre.

24.Mas, se for muito longo o caminho, de modo que não possas transportá-lo - porque o lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus, para nele residir o seu nome é afastado demais, e ele te cumulou de muitos bens -,

25.venderás o dízimo e, levando o dinheiro (dessa venda) em tuas mãos, irás ao lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus.

26.Comprarás ali com esse dinheiro tudo o que te aprouver, bois, ovelhas, vinho, bebidas fermentadas, tudo o que desejares, e comerás tudo isso em presença do Senhor, teu Deus, alegrando-te com tua família.

27.Não negligenciarás o levita que vive dentro de teus muros, porque ele não recebeu como tu partilha nem herança.

Deuteronômio ,14,28-29

28.No fim de três anos, porás de lado todos os dízimos da colheita desse (terceiro) ano, e depô-los-ás dentro de tua cidade,

29.para que o levita que não tem como tu partilha nem herança, o estrangeiro, o órfão e a viúva, que se encontram em teus muros, possam comer à saciedade, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras de tuas mãos.

Deuteronômio 26,12

12.Quando tiveres acabado dê separar o dízimo de todos os teus produtos, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, e o tiveres distribuído ao levitaao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que tenham em tua cidade do que comer com fartura,

Neemias, 12-44

44.Naquele tempo, estabeleceram-se homens para guardar as salas que serviam de depósito para as oferendas, as ofertas reservadas, as primícias e os dízimos, onde foram recolhidas, em suas diversas divisões, as partes assinaladas pela lei aos sacerdotes e aos levitas. O povo de Judá alegrou-se, vendo em seus postos os sacerdotes e os levitas,

Malaquias 3,8-10.


8.Pode o homem enganar o seu Deus? Por que procurais enganar-me? E ainda perguntais: Em que vos temos enganado? No pagamento dos dízimos e nas ofertas.

9.Fostes atingidos pela maldição, e vós, nação inteira, procurais enganar-me.

10.Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário.

1Crônicas 15,2

2.Disse, então, Davi: A arca de Deus só pode ser carregada por levitas, pois são eles que o Senhor escolheu para carregá-la e para servi-la perpetuamente



Comercialização da  Fé.



No início da era Cristã, já existia as pessoas que queriam aproveitar, sendo alertado os cristãos da época sobre os comerciantes do cristianismo. Vejamos texto abaixo do Didaquê:

Capítulo XII

1 Todo aquele que vem a vós, em nome do Senhor, seja acolhido. Depois de o haverdes sondado, sabereis discernir a esquerda da direita (pois tendes juízo).

2 Se o hóspede for transeunte, ajudai-o quanto possível. Não permaneça convosco senão dois ou, se for necessário, três dias.

3 Se quiser estabelecer-se convosco, tendo uma profissão, então trabalhe para o seu sustento.

4 Mas, se ele não tiver profissão, procedei conforme vosso juízo, de modo a não deixar nenhum cristão ocioso entre vós.

5 Se não quiser conformar-se com isto, é alguém que quer fazer negócios com o cristianismo. Acautelai-vos contra tal gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário