terça-feira, 1 de março de 2016

† PORQUE OS CATÓLICOS FAZEM O SINAL DA CRUZ.

Αγαπούν την αλήθεια που είναι ΧΡΙΣΤΟΥ 







T
odo católico faz o sinal da cruz ou perseguinar, que tem o mesmo sentido, é sinal  da nossa fé  na Santíssima Trindade.E ao fazer este sinal , invocamos o Senhor, dizemos que tudo é feito em seu nome e confiamos nele.



Muito se fala como se deve fazer o sinal da cruz, uns dizem que os ocidentais fazem  desta forma outros dizem que os  orientais fazem de forma diferente, deixando a seguinte pergunta: Qual  a forma correta?

Primeiramente vamos  de início dizer que tanto a forma ocidental como oriental de realizar o sinal da cruz estão corretas, pois a Igreja Católica  é ocidental e oriental.


Bispos Ocidentais e Orientais no Vaticano.

A Igreja de Cristo recebe seu oxigênio de dois pulmões: oriental e ocidental. Duas tradições, dois modos complementares de viver o único evangelho.

(Papa João Paulo II – Séc XX)


SINAL DA CRUZ OCIDENTAL E ORIENTAL.



OCIDENTAL

Os cinco dedos juntos tocam primeiro a fronte; depois sobre o estômago,  em seguida, sobre o ombro esquerdo e, imediatamente, sobre o  direito.


ORIENTAL




Deve-se juntar os três primeiros dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) simbolizando a Indivisível Santíssima Trindade. Os outros dois dedos (anular e mínimo) devem ser firmemente apertados à palma da mão, significando as duas naturezas de Cristo: a humana e a divina. Os três dedos juntos tocam primeiro a fronte; depois sobre o estômago; em seguida, sobre o ombro direito e, imediatamente, sobre o esquerdo.



 ORIGEM DO SINAL DA CRUZ.



“Marcai com respeito as vossas cabeças com o SINAL DA CRUZ. Este sinal da Paixão opõe-se ao diabo e protege contra o diabo, se é feito com fé, não por ostentação, mas em virtude da convicção de que é um escudo protetor. É um sinal como outrora foi o Cordeiro verdadeiro; ao fazer o sinal da Cruz na fronte e sobre os olhos, rechaçamos aquele que nos espreita para nos condenar” (Tradição dos Apóstolos 42).

Ícone São Basílio de Cesareia.

São Basílio de Cesaréia, no século IV, afirma que o sinal da cruz tem a sua origem no ensino dos apóstolos, ao fazer a pergunta: “para relembrar o que vem primeiro e mais comum, quem ensinou por escrito a assinalar com o sinal da cruz àqueles que esperam em Nosso Senhor Jesus Cristo?”.


Para os primeiros cristãos, e também para os cristãos de todos os tempos, o sinal da cruz é o cumprimento e prática da profecia de Ez 9,4: “Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem.” O discípulo de Cristo é aquele que morreu para o pecado com o Seu Salvador, e por isso esta assinalado com a bendita cruz.


O sinal da cruz se tornou o sinal mais precioso da vida cristã. Esta presente no início e no fim de nossas orações, para invocar a graça de estarmos unidos a Deus e prontos a fazer a Sua vontade. É praticado diante das tentações para desarmar as investidas do demônio. Diante dos perigos, para pedir a ajuda divina. Por isso, é importante fazer o sinal da cruz com profunda reverência, pois através dele somos fortalecidos e abençoados pelo poder de Jesus Cristo.


Padre Alberto Gambarini





O Apóstolo Paulo diz na Bíblia: 'Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo' (Gl 6,14).







Nenhum comentário:

Postar um comentário