sexta-feira, 15 de setembro de 2017

† SACRIFÍCIO DA MISSA.



 ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.




N


o início da Igreja, os católicos se reuniam aos domingos para celebrar a missa, chamava-se fração do pão, a partir do século IV passou a ser chamada de missa,  devido a mensagem do padre no final da celebração que dizia em Latim o seguinte: “Ite, missa est”., que quer dizer :“Ide, o envio está feito”. A palavra missa significa envio



SACRIFÍCIO

A missa é um sacrifício de Jesus o Cristo, é o sacrifício da cruz que se estende até os nossos tempos, não é um outro sacrifício de Jesus.


A  PRIMEIRA MISSA.

Na quinta-feita santa, antes do Senhor ser entregue , reuniu os apóstolos e celebrou a primeira missa, conforme podemos verificar na Sagradas Escrituras, texto reproduzido abaixo do livro de Mt 26,26-28.


26.Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. 

27.Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, 

28.porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados." 



ABAIXO,  TEXTOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS QUE RELATA A REUNIÃO DOS CATÓLICOS  PARA CELEBRAR A MISSA, CHAMADA NO INÍCIO DE FRAÇÃO DO PÃO.


42.Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. At. 2,42



7.No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite. At. 20,7


O Apóstolo Paulo em sua carta ao Corintos, ensina:



16.O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?

17.Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. 

18.Considerai Israel segundo a carne: não entram em comunhão com o altar os que comem as vítimas? 

21.Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." 

I Cor 10,16-18,21.



15.Por ele ofereçamos a Deus sem cessar sacrifícios de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome (Os 14,2). 
Hb, 13,15